5 de setembro de 2011

Eu jogo, tu jogas

Elaboração: Nilva Aparecida Costa de Freitas e Raquel Rozzetti
CMEI Tapajós ll
Área de Formação Humana: Pensamento Lógico Matemático
Turma: pré
Ano: 2011
Tempo estimado: 3 meses  2 vezes por semana


Justificativa:
A vivência de situações desafiadoras deve ser oportunizada na educação infantil e o jogo gera situações reais, estimulando a capacidade de pensar, analisar e levantar hipóteses.


Objetivo Compartilhado com a turma:
Confeccionar jogos de percurso e memória a partir do interesse da turma


Objetivos:
* Comunicar ideias matemáticas.
* Levantar hipóteses relativas a quantidade e espaço por meio da linguagem oral e linguagem matemática.
* Estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes no cotidiano.
* Ter confiança em suas próprias estratégias, utilizando seus conhecimentos prévios.
Materiais: Jogos da memória, jogos construídos pelo educador e professor, computador.

Etapas

Etapa 1: Em uma roda de conversa, analisar os conhecimentos prévios das crianças sobre jogos de memória e percurso, construindo assim um gráfico de preferências.

A partir das preferências das crianças em relação aos jogos propostos (memória e percurso), discutir a maneira como se joga cada um deles e as regras que as crianças conhecem. Conversar sobre regras e a sua importância em várias situações.



Etapa 2: Disponibilizar alguns jogos de memória e de percurso simples nos cantos para que as crianças brinquem até que todos compreendam as regras. Estimular a brincadeira em dupla e intervir sempre que necessário.

Etapa 3: Retomar os jogos matemáticos no computador (CASA DO TEMPO E DA GEOGRAFIA DA TRUDY ).

Etapa 4: Conversar com a turma sobre os jogos que gostariam de confeccionar. Buscar modelos e construir jogos a partir do interesse demonstrado pelas crianças.

 Para a confecção dos jogos de tabuleiro (percurso/memória) utilizaremos materiais como:papelão, cola, canetinha, gravuras de personagens de histórias infantis ,dados e pinos.

Para a confecção dos jogos de tabuleiro (percurso/supermercado) utilizaremos: papel cartão,canetinhas, pinos, panfletos de supermercado,6 peças de madeira pequenas e cola.

etapa 5: Após confecção, os jogos ficarão à disposição nos cantos  para que sejam manuseados pelas crianças, observando-se sempre a cordialidade e o cumprimento das regras estabelecidas para cada jogo.
Avaliação: avaliar os progressos da turma em relação à proposta, análise dos resultados por meio de planilha. Verificar, através de observação, se os objetivos propostos serão atingidos.

Bibliografia:
GASTALDI, Maria Virgínia. Guia de recursos didáticos para professor. Ed. Moderna